Recentemente, o que não faltaram foram conversas sobre o "futuro dos jornais". Deveriam os editores cobrar pelas notícias on-line? Conseguirão eles substituir fontes de receitas perdidas, tais como os anúncios classificados? Como vão se manter conceitos de responsabilidade de autoria jornalistica? E, ainda mais, a notícia sobreviverá à era digital?
Estes são temas sobre os quais temos profundo interesse, e há tempos vimos explorando possiveis soluções. O que normalmente se esquece nestes debates é a natureza da notícia per se e a forma como ela é consumida na sua forma digital. Nós acreditamos que é importante explorar como os veículos de comunicação podem aproveitar a Internet para contar suas histórias de um jeito novo -- se apropriando de posiblidades que simplesmente não existem no contexto offline.
Embora tenhamos uma boa idéia sobre como a informação é consumida na web, não somos jornalistas nem criamos conteúdo. Assim, ao longo dos últimos meses, vimos falando com pessoas do setor quem nos ajudaram a desenvolver um conceito que chamamos de "living story."
Hoje, no Google Labs, estamos revelando alguns dos trabalhos que fizemos em parceria com duas das organizações mais respetadas do mundo jornalistico: The News York Times e o Washington Post.
O resultado dessa colaboração é o protótipo de "Living Stories," que oferece uma nova forma de interagir com a notícia, com a alta qualidade da informação que você espera dos repórteres e editores do Post e The Times. Estamos entusiasmados por aprender com esta experiência, e esperamos eventualmente poder fornecer estas ferramentas para qualquer editor que queira utilizá-las.
O idéia por trás de Living Stories é testar um formato diferente para apresentar as notícias online. Os jornais são responsaveis por uma riqueza de conteudo que todos nós apreciamos; acesso a essas informações na web deve ser tão eficiente quanto o ambiente online possibilita.
Um artigo típico de jornal começa com as notícias mais importantes e interessantes, e segue com informações adicionais em uma ordem decrescente de importância. Informações já publicadas em coberturas anteriores são sintetizadas em novos artigos. E o mesmo artigo é apresentado a todos os leitores, não importando se alguns leitores já o leram ou não. Living Stories explora alguns métodos e formatos diferentes que aproveitam de certas vantagens únicas da publicação on-line.
Eles unificam toda a cobertura numa única página dinâmica, com uma URL consistente. Eles organizam a informação de acordo com o desenvolvimento e evolução da notícia. Eles destacam as mudanças na história desde a última visita do leitor, para que ele possa facilmente encontrar a nova informação. Através de um breve resumo de toda a história e atualizações regulares do artigo, Living Stories oferece uma maneira diferente de balançar o resumo da notícia com profundidade e contexto.
Este projeto surgiu de conversas com dirigentes das três empresas (Google, Washington Post, The New York Times). Nós compartilhamos idéias sobre como a web podería formar uma base para divulgar notícias, e The Times e o Washington Post compartilharam conosco os princípios jornalísticos chave que os orienta. O Living Stories começou a tomar corpo quando nossos engenheiros e especialistas em interface de usuário passaram algum tempo nas redações de ambos jornais. Estamos oferecendo a plataforma tecnológica, enquanto os jornalistas das duas empresas estão escrevendo e editando os artigos. Nossa colaboração busca continuamente fazer com que a interface de usuário melhor sirva à visão editorial desses jornais.
Nos próximos meses, vamos integrar seu feedback para refinar e melhorar Living Stories. Também queremos desenvolver ferramentas públicas que poderão ajudar os jornais na criação dessas páginas, ou pelo menos com algumas das características delas.
Se você é um leitor de notícias, nós gostaríamos muito saber sobre o esforço. Se você é um jornal ou editor, queremos ouvir seus comentários sobre o Living Stories. Se você decidir de implementar Living Stories no seu site, gostaríamos saber disso também. No mínimo, esperamos que esta colaboração estimulará o debate e incentivará a inovação de forma que as pessoas interajam com notícias on-line.
Postado por: Neha Singh, engenheiro de software, e Josh Cohen, gerente de produto de negócios
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