COMO É QUE VOCÊ PLANEIA EXPANDIR O SEU BLOG?
Depois de ter escrito na semana passada o artigo sobre Como Ganhar Dinheiro na Internet em 2010, hoje gostaria de ajudá-lo a encontrar novas formas de expandir o seu blog em 2010. Com o terminus do ano de 2009 cada vez mais perto, é altura de você começar a criar novos objectivos para expandir a sua marca e a sua imagem durante o próximo ano. Muitos blogueiros nunca conseguem deixar a sua marca no mercado simplesmente por não expandirem as suas oportunidades, criando novas ramificações para os seus blogs e consecutivamente alargando imenso a sua área de acção.
O exercício que hoje lhe pretendo incutir, tem precisamente a ver com brainstorming de novas ideias. Encontrar formas de expandir o seu blog é projectar o seu futuro numa timeline imaginária, e com ela prosseguir ao longo de pequenos passos, criando e inovando para além de um simples blog. Muitas vezes dou comigo a projectar ideias, sonhos e formas de expandir o meu próprio blog, sendo que muitas delas acabam sempre por ser bastante mais reais e objectivas do que o próprio blog. Embora ter um blog que ensine outros blogueiros e webmasters a rentabilizarem os seus projectos seja interessante, a verdade é que existem inúmeras outras formas de expandir a marca para além do blog, sendo que muitas dessas formas apresentam-se bastante mais rentáveis e com um potencial muito maior do que o próprio blog.
Com o objectivo de idealizar formas de expandir a marca e imagem do blog, cheguei a algumas conclusões interessantes, embora grande parte delas provavelmente nunca cheguem a ir para o ar. Vejamos algumas das possibilidades existentes:
- Escola Dinheiro Network – onde os blogueiros e webmasters poderiam juntar-se, trocar opiniões, comunicar directamente uns com os outros, recomendar formas de rentabilização, resolver problemas, etc. Provavelmente uma comunidade fechada, em formato de fórum de discussão ou outro.
- Escola Dinheiro Empregos – uma plataforma de empregabilidade para blogueiros, webmasters, programadores, webdesigners e escritores, que ofereça oportunidades de rentabilização nas áreas de criação de conteúdo, criação de templates, criação de blogs, etc.
- Escola Dinheiro Cursos – um local de oferta e comercialização de cursos especializados para blogueiros e webmasters, cursos de criação e rentabilização de blogs, criação de templates, criação de conteúdo, grupos de treino e seminários na internet.
- Escola Dinheiro TV – uma versão mais light de uma televisão, com conteúdos de video para blogueiros e webmasters, desde pequenas video-aulas, apresentações, artigos em formato de video, etc.
- Escola Dinheiro Premium – uma versão premium do blog, com conteúdos ainda mais especializados e específicos, maior profundidade na análise de métodos e ferramentas de criação e rentabilização de blogs. Uma versão com uma anuidade paga mas relativamente baixa.
- Escola Dinheiro Loja – um local para comercialização de merchandising do blog, mas também ferramentas, templates e outras oportunidades para blogueiros e webmasters.
- Escolha Dinheiro Consultoria – uma plataforma de comercialização de serviços de consultoria para blogueiros e webmasters que pretendam rentabilizar mais eficientemente os seus blogs e websites. Serviços de consultoria ao nível do desenvolvimento, conteúdo, SEO, e rentabilização com programas de afiliação e Adsense.
- Escola Dinheiro Anúncios - uma rede de publicidade para blogueiros e webmasters que desejem comercializar espaços publicitários ou artigos pagos. Uma rede de publicidade dirigida em exclusivo a este mercado, criando diferentes oportunidades de ganhar dinheiro.
- Escola Dinheiro Livros – criação e publicação de livros sobre rentabilização de websites e blogs, criação de blogs de sucesso, como bloggar por dinheiro, técnicas de optimização e rentabilização com programas de afiliados e adsense, etc. Provavelmente até num formato de download, do tipo eBook.
- Escola Dinheiro Multi-Língua – tradução dos conteúdos do blog para outras línguas, atraindo mais tráfego e uma maior rentabilização através dos conteúdos já publicados na versão portuguesa do blog.
Obviamente poderia continuar com mais uma lista idêntica de outras ideias, embora estas sejam para mim as mais interessantes e exequíveis no meio disto tudo. São também um exemplo para você ter em conta e conseguir integrar a ideia que pretendo transmitir com o artigo de hoje.
Obviamente que muitas destas ideias são exequíveis, outras nem por isso. No entanto, todas elas abrem espaço ao desenvolvimento de ideias paralelas que podem ser bastante interessantes no desenvolvimento e crescimento do seu blog. Partindo dessas ideias que coloquei em cima, o estado de coisas aqui no blog é o seguinte:
- A comunidade para blogueiros e webmasters para já não vai avançar. Considero que existem oportunidades mais interessantes de contribuir para o crescimento desta comunidade.
- A versão da plataforma de emprego para já também não se coloca. O mercado para este tipo de serviços é ainda muito reduzido em Portugal e no Brasil, e apenas seria rentável se os anunciantes colocassem os anúncios pagando uma comissão fixa por listagem.
- A versão dos Cursos é algo que pretendo desenvolver aqui no blog, criando grandes produtos que possam servir as diferentes comunidades e níveis existentes, desde os principiantes aos mais “experts” na matéria.
- A versão da Escola Dinheiro TV é também algo que pretendo adaptar ao conceito de videoposts. Considero que artigos em formato de video podem ser uma forma interessante de criar ainda mais uma relação com o consumidor, neste caso os leitores do blog.
- A versão Premium do blog é algo que estou a preparar há algum tempo e que pretendo lançar para o mercado. Gostava de criar uma oportunidade de grande qualidade para todos aqueles que procuram conteúdos de topo na sua área.
- A loja neste momento acredito que não faz grande sentido. Não sei até que ponto interessaria à comunidade adquirir merchandising do blog, por exemplo.
- Os serviços de consultoria foi algo que ainda não coloquei em prática por falta de tempo, pelo que continuará provavelmente em “standby”.
- A plataforma de anúncios é algo que integrado dentro do formato do blog não faz grande sentido neste momento.
- Os livros é um projecto que tenho vindo a desenvolver ao longo de 2009. Já tenho dois projectos criados, mas nenhum deles ainda está terminado, pelo que terei de os concluir primeiro para posteriormente avaliar a sua viabilidade no mercado.
- A versão multi-língua do blog é algo que desejo há imenso tempo, mas para a qual não tenho tempo disponível neste momento. Gostava imenso de ter o blog traduzido pelo menos em Inglês e Espanhol.
Embora grande parte das ideias que crio nunca cheguem a efectivar-se, a verdade é que este tipo de brainstorming ajuda-me imenso a criar uma linha condutora que me leve até ao sucesso que pretendo atingir. Este é o tipo de exercício que gostaria que desenvolvesse em prol da expansibilidade do seu blog em 2010.
O SEU TRABALHO DE CASA
Hoje gostaria de o convidar a participar num exercício interessante de brainstorming colectivo.
Onde é que você gostaria que o seu blog tivesse daqui a 2 ou 3 anos? Crie uma lista de 10 a 20 formas de expandir o seu blog durante esse período. Embora muitos dos leitores deste blog ainda estejam na fase de lançamento dos seus projectos, nada impede a criação de novas ideias para o futuro. Tendo em conta a minha experiência profissional nos últimos anos, esta é a altura ideal para criar planificações, objectivos a longo prazo e realizar um brainstorming ao nível da potencial expansibilidade do seu blog.
Gostaria imenso que pudéssemos criar um brainstorming colectivo, pelo que sugeria-lhe a publicação de um comentário com as ideias que considera interessantes para uma expansão do seu blog, independentemente da área em que este se encontre. Embora não pretenda de forma alguma restringir o seu pensamento, deixo-lhe algumas dicas para o desenvolvimento dos seus pensamentos:
- tipos de mídias que gostaria de adicionar: fórums, videos, webinars, etc.;
- outros tipos de blogs relacionados que poderia criar;
- serviços que poderia oferecer;
- novos tópicos sobre os quais poderia começar a escrever;
- novas secções que poderia acrescentar ao seu blog/website;
- novas funcionalidades/opções que poderia oferecer aos seus leitores;
- etc.
Uma vez que já publiquei uma lista de 10 formas de expandir o seu blog em 2010, gostaria agora de saber as suas opiniões ao nível da expansibilidade blogueira também! Participe!
Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo
0 comentários:
Postar um comentário