Hello visitante seja bem vindo,sua presença é um enorme prazer.

Uma página que demora muito para carregar pode fazer com que você perca leitores.

|

 

carregamento de seu Blog esta pesado como esse caminhão leia o texto abaixo recomendado para facilitar sua vida de bogreiro.

Uma página que demora muito para carregar pode fazer com que você perca leitores, principalmente novos visitantes.
Lembre-se de que as pessoas possuem conexões de velocidade diferentes e ainda há muitos usuários de conexão discada (além da demora fazer o leitor "perder a paciência" de esperar, seus custos aumentam).
Estas são algumas dicas que você pode seguir para melhorar a velocidade de carregamento de sua página. Existem várias outras que poderemos abordar em uma próxima oportunidade.

1. Mais Conteúdo e Menos Código

Sei que todos temos uma inclinação a colocar no template todas as novidades que aparecem, mas tenha em conta que os leitores estão mais interessados no que você escreve do que nos elementos de sua Sidebar.
Os complementos de um Blog devem ser isso mesmo: complementos - links que facilitem a navegação, que ofereçam informação adicional ao seu conteúdo, que permitam ao usuário favoritar o Blog para voltar a visita-lo em outra oportunidade, ou para assinar seu Feed, etc.
Claro que botões para "linkar" seu Blog e do seu perfil em redes sociais são importantes para conseguir divulgação e a contrapartida (botões ou links dos parceiros que divulgam seu Blog) é o mínimo que você deve fazer em agradecimento. Se seu Blog já é "pesado" prefira links de textos às imagens.
2. Reveja a Folha de Estilos

Às vezes fazemos várias mudanças no template e não percebemos que repetimos informação ou até que colocamos estilos contraditórios. Além disso, após as alteraçôes, podemos esquecer trechos de códigos que não são mais necessários.
Vou me aprofundar nesse assunto em outro artigo (como funciona a CSS - Folha de Estilos em Cascata); enquanto isso, cheque se não há informação demais em seu template. Um erro que tenho visto muito é repetir largura de colunas em vários locais sem necessidade.
3. Deixe para o fim do código de conteúdo tudo o que for possível

Algumas "chamadas" de arquivos JavaScript são colocadas dentro da tag <body> (especialmente aquelas que vão nos widgets). Experimente colocar essa chamada bem no final do código do template após o código do Footer.
Salve uma cópia de seu template antes de alterar e depois faça esse teste para ver se a função do JavaScript funciona. Os outros elementos do Blog vão carregando enquanto o Blogger procura o arquivo externo. Isso também serve para funções JavaScript escritas dentro do código do template/widget. Se elas puderem ficar para o final do código, o Blog será carregado enquanto a função é ativada.
4. Arquivos externos nem sempre melhoram a velocidade de carregamento

Se o site onde você hospeda o arquivo (CSS, JavaScript, imagens) tiver um acesso demorado, em vez de ajudar, isso irá atrapalhar o carregamento. Hospedar arquivos externamente é uma boa medida em termos de SEO (otimização do template para os mecanismos de busca), pois os crawlers procuram conteúdo e não código. Em termos de velocidade de carregamento, entretanto, vai depender do site de hospedagem.
Para as imagens, prefira hospeda-las no álbum de seu Blog no Picasa. Para outros arquivos, se forem pequenos (JavaScript ou CSS não muito longos), prefira escreve-los no código do template.
5. Use e abuse de CSS - Separe conteúdo e estilos

EVITE tabelas sempre! Se existe possibilidade de usar CSS, fuja das tabelas. Elas ocupam espaço em branco (muito ruim para SEO) e demoram para carregar. Evite ainda colocar estilos na parte de conteúdo de seu template (o trecho de códigos que fica entre as tags <body> e </body>). Isso serve também para os widgets que você adiciona.
Procure colocar todos os estilos na parte da CSS (o trecho que fica entre as tags <b:skin> e]]></b:skin>). CSS pode fazer praticamente tudo em termos de estilo em seu Blog e carrega rapidamente (Dica: leia CSS Zen Garden - vários e vários templates com o mesmo código HTML, onde apenas a mudança na CSS produz sites completamente diferentes).
Já que você está se preparando para revisar sua CSS, aproveite e revise também o código dentro do<body> de seu Blog.
6. Sobre as imagens

Sempre coloque no código das imagens nos posts e na sidebar suas medidas de largura e altura, quando não usar o redimensionamento do Blogger. Isso acelera o carregamento, uma vez que o Blogger não precisa descobrir quais são.
Quando usar o "upload" do Blogger, procure postar imagens no tamanho pequeno. A imagem em seu tamanho original será aberta através do link, caso seja necessário que o usuário a veja em tamanho maior. No template, imagens que se repetem na vertical, horizontal ou ambos, podem ser bem pequenas. Corte a imagem no menor tamanho, sempre que possível. Se o seu editor de imagens tiver otimização, verifique qual tipo de imagem é menos pesada (GIF, JPG, PNG) sem perder qualidade, antes de salva-la. (Dica: Otimizador de Imagens).
7. Reveja a ordem dos elementos no código de seu template

Procure colocar na folha de estilos as colunas na ordem em que elas devem aparecer (de cima para baixo e da esquerda para a direita): Header - Main-wrapper - Sidebar - Footer e os elementos dentro das colunas também. Isso faz com que o Blog vá carregando os estilos na ordem de visualização. Alguns JavaScript são usados em todas as páginas, outros apenas nas páginas internas. Ordene-os colocando primeiro os que devem ser mostrados em todas as páginas (a página inicial será carregada primeiro). Respeite também a ordem da função: JavaScripts que devem ser ativados na área de Posts devem vir primeiro que aqueles para os Comentários, Sidebar ou Footer.
8. Distribua seus widgets nas páginas adequadas

Existem certos widgets que não fazem o menor sentido na página inicial - os 5 posts mais recentes, por exemplo, se você tem cerca de 3 a 5 posts na página inicial. Utilize as expressões condicionaispara distribuir os elementos nas páginas onde eles são mais úteis. E seja criterioso - não abuse da quantidade de widgets.
9. Faça a compressão de sua CSS se estiver muito pesada

Se você fez a revisão de sua folha de estilos, retirou redundâncias, códigos desnecessários, etc, e ainda assim sua CSS está muito longa, utilize o Compressor do site CSS Drive. Essa ferramenta tem várias opções de compressão e você pode utilizar a mais adequada ao seu template. Faça também a compressão dos trechos de JavaScript.
10. Faça regularmente uma avaliação da velocidade de carregamento de seu Blog

Utilize ferramentas que façam essa análise. O site Seo Centro, além de analisar suas Meta Tags, também verifica vários outros aspectos de seu site, inclusive a velocidade de carregamento.
Com essas dicas seu Blog será mais atraente não só para os leitores, como também para os mecanismos de busca, e mesmo para você, que terá mais prazer em visualiza-lo e fazer a manutenção.

 

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 S&O | Template Blue by TNB